Imagem capa - 5 dicas para aliviar a ansiedade  por Lívia Guimarães
Para as mamães

5 dicas para aliviar a ansiedade

Oláaa mamãe, tudo bem por aí?


Ansiedade. Palavra que a gente ouve tanto hoje em dia, não é? Infelizmente ansiedade e depressão viraram doenças comuns nos dias de hoje. Acho que nosso desejo e pressão social de alcançar metas e realizar coisas estão dia pós dia drenando nossa alegria e nos deixando em estado de alerta, de tensão e ansiedade. 

Acrescente a isso os tantos desafios, medos, inseguranças e incertezas que a maternidade trazem. A dúvida, o medo de não estar sendo boa mãe, a responsabilidade de conseguir suprir todas as necessidades da família e tantos outros desafios, por muitas vezes, podem nos deixar em estado de grande tensão, ansiedade e medo.


Hoje trago aqui 5 dicas que vão te ajudar a dar uma aliviada na ansiedade:


1. Respirar

Pode parecer óbvio, afinal, nós não respiramos o tempo todo? Mas, de fato, res-pi-rar, prestando atenção no entrar e sair do ar pelas narinas. Sentindo o peito inchar e murchar a cada inspiração e expiração. Esse é um exercício que pode ter mais efeitos do que você imagina. Se você é adepta do yoga ou da meditação, com certeza, já sentiu o que alguns minutos inspirando e expirando lentamente podem fazer por você. Mas, se você não é adepta à essas práticas, basta se sentar por alguns instantes, seja no sofá da sala, na cama ou até em um cantinho na cozinha. Se permita ter esse momento só para você. Feche os olhos e faça 3, 5, 10, 30 grandes respirações, o quanto for suficiente para você colocar a cabeça no lugar e pensar no próximo passo, com mais calma, cautela e lucidez.


2. Colorir

Não precisa nem se preocupar em comprar aqueles livros de colorir que estiveram em alta há um tempo atrás. Pode ser aquela revistinha do seu filho mesmo ou até uma imagem impressa. Você pode fazer isso sozinha ou junto com o seu pequeno. Mas o simples ato de se dedicar a algo tão simples e manual como colorir, já pode ser uma ótima maneira de se acalmar e se organizar, além de ser um delicioso e divertido momento compartilhado com o seu pequeno.



3. Extravasar

Cantar, dançar, gritar, pular… Algumas vezes tudo o que nossa mente e nosso corpo precisam é extravasar! Quando você sentir essa necessidade, permita-se! Alguns minutos gastando energia podem fazer a diferença no seu dia. Se for com o pequeno, isso pode até se tornar uma deliciosa brincadeira. Aliás, brincar é uma ótima maneira de extravasar. Faça jogos, brinque de mímicas, de pega-pega ou, simplesmente, aposte uma corrida com seu filho! Quando nos expressamos dessa forma, colocamos para fora toda a ansiedade e o estresse, aliviando, pelo menos um pouquinho, essa sensação.


4. Se exercitar

Por falar em gastar energia, se tem algo que faz bem para o corpo e para a mente é se exercitar. Seja andar de bicicleta, correr, caminhar, fazer musculação, dança ou praticar algum esporte, as atividades físicas são fundamentais para uma boa saúde, física e mental. Quando nos exercitamos com frequência, liberamos hormônios que nos fazem sentir melhor, além de ser um momento em que podemos nos desligar dos problemas cotidianos. Então, movimente-se!


5. Escrever

Outra maneira de colocar as emoções para fora é escrever! Pensamentos soltos, textos, cartas, poesias… Escrever é uma ótima forma de clarear e organizar os pensamentos, quase uma terapia! Não precisa se preocupar com regras e padrões, escreva para você mesma ou apenas por escrever, tenha o seu próprio diário! Passado o momento de estresse, você com certeza vai ler seus desabafos com olhos mais tranquilos e vai conseguir nomear e entender melhor o que está sentindo.


Essas são dicas práticas e fáceis de aplicar, mas você pode ainda contar com ajuda profissional, terapia com psicólogo faz um bem tão grande pra gente que deveria ser obrigatório pra todo mundo. E também há várias terapias diferentes hoje em dia como thetahealing, barras de access, reiki, florais de bach e várias outras que nos ajudam bastante.


Espero que essas dicas te ajudem, e vamos lá, respire e ponha em prática. Você não está sozinha.



Grande beijo.