Como escolher as cores para quarto de bebê? Vem ver sobre a importância das cores.
Oláaa mamães lindas!
Se você está grávida, deve estar passando pelo delicioso processo de montar o quartinho do bebê. Ah gente, eu acho a coisa mais fofa do mundo o quarto do bebê. Eu nem sou mãe, mas fico mega empolgada e encantada olhando pros quartinhos de bebês que vejo na internet ou em revistas. Quando vou fotografar na casa das mamães, sempre entro no quartinho dos meus mini clientes e sempre, sempre sorrio. Sorrio porque é sempre tudo tão fofo, tão calmo, tão cheio de paz que dá vontade de morar lá dentro. :)
Há infinitas possibilidades de se decorar um quarto de bebê, você tem que escolher o que combina com seu estilo. Mas de uma coisa eu sei e acredito muito: a energia das cores. A energia que cada cor tem, influencia muita a nossa energia, o nosso humor, a nossa disposição e o nosso astral. Por isso é bem legal pensar nas cores que você irá decorar o quartinho e até na cor das roupinhas do bebê.
Dica: comece a observar o que você sente ao entrar em um ambiente muito cinza, ou muito vermelho, ou rosa, amarelo.. Vai observando. Observe também quando você veste roupas coloridas, veja se muda algo quando você passa o dia todo de cinza, ou de verde, de laranja... Você vai se surpreender com isso.
Bom, agora vamos lá falar das cores para quarto de bebê.
Transmitindo sensações para o quarto do bebê através das cores
A agitação é apenas um exemplo dos efeitos que as cores podem causar sobre as pessoas. Por motivações psicológicas, as cores têm a capacidade de transmitir sensações afetivas, materiais e em alguns casos físicas também, como frio e calor. Portanto, para alinhar seus votos ao bebê com as características desejadas para o quarto, pode ser interessante pesquisar um pouco sobre teorias das cores que, apesar de serem várias e inexatas, estabelecem várias convergências.
Abaixo, você confere algumas das sensações geralmente associadas às cores mais comuns nos quartos de bebê.
Branco e off-white
Foto: Reprodução / Project Nursery
A cor branca e suas tonalidades derivadas estão afetivamente associadas à paz, limpeza, pureza e infância. Já materialmente, suas principais associações são com neve e leite. Porém, seu uso isolado, sem combinações com outras cores ou tons, pode remeter à carência e, com o tempo, tornar-se também irritante, podendo até aumentar a tendência ao desenvolvimento de caracteres esquizoides.
Em uma escala cromática mais avançada, aproximando-se dos tons de cinza, o branco ou “off-white” também se estabelece relações com a sabedoria, a maturidade e o passado.
Azul
Foto: Reprodução / Project Nursery
Segundo estudiosos, o azul é a cor mais lembrada pela sociedade ocidental para fazer referências a valores como simpatia, harmonia e amizade. Além disso, suas associações materiais estão ligadas a elementos como céu, ar e água.
Por ser uma cor fria e relacionada ao céu, as sensações afetivas transmitidas pelo azul são de verdade, paz, serenidade, fidelidade, sonhos e eternidade. Em tonalidades escuras, essa cor também é associada a sobriedade, nobreza e intelectualidade.
Rosa
Foto: Reprodução / Decorating Den Interiors
Comumente considerada uma cor feminina, o rosa simboliza ternura, inocência e amabilidade. Cabe ressaltar que a origem da consideração de “cor de menina” se deve apenas ao nome da flor e aos nomes próprios Rosa, tradicionalmente femininos.
Amarelo
Foto: Reprodução / Kate Mogul Interior Design
Vibrante, o amarelo é uma cor que provoca dinamismo aos ambientes. Materialmente, suas ligações são com o verão, o calor do sol e flores.
Por ser uma cor quente, suas associações afetivas estão próximas às do vermelho, mas causam menos irritação. Conforto, esperança, espontaneidade e euforia são algumas das sensações causadas pelo amarelo, que, em tons mais fortes, pode também remeter ao ciúme, ao egoísmo e à inveja.
Verde
Foto: Reprodução / Project Nursery
O verde, de um modo geral, é uma das melhores cores para quartos, pois é considerado relaxante e estimulador do sono. Por estar relacionada à ecologia, a cor também transmite calma e frescor, além de sensações afetivas como serenidade, coragem, tolerância e saúde.
Roxo
Foto: Reprodução / Annette Tatum
Resultado da mistura do azul com o vermelho, o roxo e seus tons adjacentes, como o violeta e o lilás, estão afetivamente ligados ao autocontrole, à calma, à dignidade, à grandeza, à delicadeza e à fantasia, o que pode estimular a imaginação.
As associações materiais dessa cor remetem à janelas, à noite, à aurora e ao mar profundo.
Tons terrosos
Foto: Reprodução / Elizabeth Gordon
Mais próximos do marrom, os tons terrosos, por serem diretamente relacionados à terra, remetem a fecundidade. Afetivamente, suas associações são à resistência, vigor e melancolia.
Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/quarto-de-bebe/
E aí, já deu pra ter uma boa noção, não deu?
Espero que tenha te ajudado a dar uma clareada nas idéias.
Ah, e se você quiser fotografar vários momentos da sua gestação e do seu baby para ficarem guardadinhos pra sempre, conte comigo. Será uma honra pra mim. Me chame aqui.
Grande beijo.