5 dicas para o bico do seu peito não rachar durante a amamentação. Vem ver!
Oláaaa mamãe linda! Tudo bem por aí?
A amamentação é um momento único e especial para a maioria das mamães. É o momento de conexão mais pura entre mãe e bebê. Porém, muitas mamães, principalmente no início, ficam com os seios doloridos e o bico do peito se machuca ou até "racha", como dizem por aí. Isso é bastante dolorido. As mamães reviram os olhos de dor nesse momento. Ninguém quer isso, não é? Então hoje, trago aqui algumas dicas para evitar isso.
1- A dica mais importante e crucial é a pega do bebê. Sim, uma pega correta irá evitar bastante que o bico do peito se machuque. Não adianta fazer toda uma preparação nos seios para amamentar e o bebê pegar de forma "errada". A boca do bebê deve estar bem aberta para fazer a pega correta, além da posição que deve estar confortável para ambos. Para amamentar corretamente, o bebê deve pegar a mama com a boca bem aberta, sem deixar espaços para entrada de ar e não deve fazer nenhum barulho a não ser o do seu bebezinho engolindo o leite. Caso o contrário, não conseguirá se alimentar adequadamente trazendo irritação pela fome além de ferir a mama da mamãe. O mamilo deve tocar o palato mole da boca do bebê, que é a região mais molinha do céu da boca. Caso isso não aconteça, às fissuras começam a surgir. Outro fato bem comum que gera os machucadinhos tão doloridos no seio é o bebê ficar chupetando ao invés de mamar ou ficar “mastigando” o bico do seio, esse processo junto com a saliva faz que a pele se rompa causando feridas. O ideal, se você puder, é contratar uma consultora de amamentação para te orientar já na própria maternidade, na primeira amamentação do bebê. Tenho relatos de que isso faz toda a diferença.
Sabendo da principal dica, vamos para as próximas:
2- Higienização – O ideal é lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada.
Esta regra prevalece no período de amamentação também. Sempre antes de cada mamada higienize os seios.
3- Massagens – As massagens são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com constância. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio.
4- Diminuir a sensibilidade – Para diminuir a sensibilidade do bico do seio, uma boa dica é usar camisetas sem sutiã, permitindo que o bico tenha atrito com a roupa, isso diminuirá a sensibilidade ao longo do tempo e não irá ferir o bico. Não é recomendado esfregar uma esponja no bico do seio, pois muitas mulheres relatam que o bico fica mais sensível devido à fricção mais forte.
5- Seio com bico invertido – As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente. Caso isso não ocorra, a futura mamãe deve fazer a seguinte massagem:
Segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio ou girando um parafuso (para esquerda e para a direita).
É isso, espero que te ajude bastante. Boa sorte e vou torcer pra você me dar a honra de registrar esses momentos entre mãe e filho. Entre em contato comigo.
A amamentação é um momento abençoado. Curta bastante!
Grande beijo.