Imagem capa - Descubra agora se você deve ou não fazer chá de bebê? Vem ver! por Lívia Guimarães
Para as mamães

Descubra agora se você deve ou não fazer chá de bebê? Vem ver!

Oláaa mamãe, tudo bem com você? Espero que esteja ótima, só curtindo o barrigão.


Chá de bebê, festinha linda, momento de reunir a família e os amigos e celebrar a chegada de um filho muito amado. Ahh, como é maravilhoso, não é mesmo?  Mas será que é indispensável fazer chá de bebê? 


O Chá de Fraldas/Chá de Bebê está se tornando um evento quase obrigatório para as gestantes, mas há quem questione se sempre é oportuno, se não gasta-se muito, se vale a pena fazer, já que com a chegada do bebê muitas vezes os orçamentos já estão muito apertados.

Então será que vale à pena? Depende do que você quer dele. Se o objetivo for, oportunizar que os amigos possam te presentear e assim te ajudar a completar o enxoval, você tem que orientá-los sobre o que necessita e combinar com eles a organização do evento. Se, no entanto, o que você pretende mesmo, é encontrar as amigas e comemorar a chegada do bebê, este é o dia em que você irá oferecer o que puder de melhor a elas, que, por sua vez, te presenteará com fraldas ou com outros produtos. 

Com a correria do dia a dia, muitas vezes ficamos um tempão sem ver nossas amigas, então, é no Chá de Bebê que você reencontrará muuuitas delas. É um evento especial para compartilhar sua alegria e ganhar um monte de carinho e energia positiva, além de poder trocar dicas com outras amigas mães, esclarecer suas dúvidas e falar de suas ansiedades. 

Então acredito que vale a pena!

Eu sempre sou a favor de fazer o chá de bebê. Vejo o chá de bebê como uma comemoração especial. Uma comemoração para a chegada do bebê! É um momento para celebrar a barriga, juntar pessoas queridas, familiares e curtir os últimos meses da gravidez!

Se você está com a mesma dúvida, veja aqui algumas dicas:

 

  • Se o motivo for preguiça de organizar a festa: Fale com alguém da família, a madrinha do bebê ou até mesmo aquela amiga que é o seu braço direito e esquerdo para  ajudá-la a organizar tudo. Essa pessoa poderá ajudar com as escolhas e decisões de tudo. Uma opção também é contratar uma empresa especializada em organizar festas. Você só precisará dar o voto final e escolher uma roupa bem linda para o chá de bebê.

 

  • Se o motivo for financeiro: Sim, sabemos que fazer uma festa, eventualmente pode ser um gasto bem alto para a família, ainda mais quando consideramos todos os preparativos que envolvem a chegada de um bebê (enxoval, quarto, lembrancinhas, decorações, etc, etc). Mas isso não precisa ser um problema. Se não dá para fazer uma festa grande, com muita gente, receba alguns amigos e familiares mais próximos em casa. Faça um brunch ou sirva lanchinhos no final da tarde. Faça você mesma a decoração de uma mesa para poder tirar fotinhos! O importante é passar e registrar esse momento com pessoas que você gosta!

 

  • Se o motivo for que a família é muito grande e irá virar uma festa gigante: Pode parecer mentira mas esse é problema de muita gente. “Só na família do meu marido são mais de 50 pessoas!!”- Quem não passou por isso? Minha dica aqui é fazer um filtro bem mais poderoso: convide os parentes que realmente convivem com você e seu marido, que estão envolvidos na gestação. Se mesmo assim for difícil de fazer a lista, restrinja aos avós e tios. Considere também os amigos mais próximos. Os melhores amigos…deixe para chamar os amigos do trabalho em uma outra situação.

 

  • Se o motivo são os presentes: Se você já está com seu enxoval praticamente completo, pense que alguns chás de bebê, mais tradicionais, pedem itens de higiene, como presente. Hoje em dia, há também as fraldas. Acontece que muitas mamães não querem pedir nem fraldas e nem produtos de higiene. Ou porque não acham necessário ganhar, ou até porque se sentem constrangidas de pedir fraldas como presentes. Minha dica nesse caso é, peça alguns itens para doação. Fraldas, lata de leite, roupas, brinquedos….escolha uma entidade e avise aos convidados sobre sua ideia. Tenho certeza que será uma atitude boa e seus convidados irão ficar muito felizes em ajudar também!

 

Chá de Bebê ou de Fraldas? 

– Pense em tudo que você já comprou, ou ganhou para o bebê. Se ainda faltar muitas coisinhas pequenas, como termômetro para banheira, cueiro, fraldinha de boca, bodies, pente, tesoura de unha, então vale a pena você pedir essas coisas para quem quiser presenteá-la no chá. Você pode fazer uma lista em uma loja específica, ou enviar por e-mail, e uma amiga se responsabilizará, para que você não saiba quem deu determinado presente, caso queira adivinhar os presentes no dia.

– Se optar por pedir fraldas, peça uma marca que você conheça e em que você confie. Se não souber nada sobre fraldas, pergunte às amigas que já são mães. 

– Organizar um Chá de Fraldas/Bebê dá trabalho. Você precisa se organizar e planejar os comes e bebes, as possíveis brincadeiras, a decoração etc, mas depois, a lembrança é maravilhosa, pois podemos sentir toda a energia positiva e o amor para a mãe e para o bebê!

– Não deixe para fazer o Chá muito perto da data prevista para o parto do bebê. O momento ideal é com 6 ou 7 meses, depois disso você já estará mais cansada.


Se você estava na dúvida de realizar o chá de bebê, espero que eu tenha te ajudado a resolver isso!

Duas últimas dicas: não deixe muito para o final da gestação para fazer o chá porque quanto maior a barriga estiver, menos disposta você estará e participará pouco da festa e claro, tire muitas fotos desse momento!






Algumas dicas aqui são da Carol Baldin do site: https://www.justrealmoms.com.br/muito-alem-do-cha-de-bebe-por-carol-baldin/


E não deixe de conferir aqui algumas inspirações para o seu chá de bebê para meninas e aqui para meninos. Eu fiz com muuito carinho.


Grande beijo meus amores.