Dicas importantes de amamentação, a pega correta.
Helloooo, mamãaaes!
Hoje venho com um assunto meeega importante, são dicas de amamentação, a pega correta.
Primeiramente temos que confessar, não é muito fácil iniciar a amamentação e é necessária muita persistência para conseguir. Por isso é inevitável preparar os seios para amamentar e auxiliar a deixar esse momento realmente incrível. Para as mulheres que acreditam que ao nascer o bebê, vão oferecer o seio e tudo vai ser lindo e incrível, comece a se preparar psicologicamente também. Até o seio se acostumar e o bebê aprender a pega correta, você pode sentir dor e incômodo e em
alguns casos, até machucar o bico do seio. É nessa hora que entra a força das leoas e o desejo de amamentar e alimentar seu filho fala mais alto e continua firme no propósito de vencer esse obstáculo. Algumas desistem já nesse primeiro passo, ao sentir dor já introduzem a mamadeira desistindo de amamentar.
A dor acontece pela falta de preparo nos seios e também pela pega errada do bebê, que deve abocanhar praticamente toda a aréola do seio, não somente o bico como grande maioria pensa. A boca do bebê deve estar bem aberta para fazer a pega correta, além da posição que deve estar confortável para ambos. Por isso, se preparar antecipadamente é sempre a melhor opção! Saber o que fazer na hora, além de preparar seus seios para amamentar é a melhor forma de evitar dores, feridas e incômodos maiores que farão você desistir desse grande sonho.
A posição para amamentar será a chave principal para a mamãe conseguir alimentar seu bebê com sucesso, pois, na posição correta ele conseguirá pegar a mama de forma que não a machuque, causando lesões e ferimentos que muitas das vezes, ocasiona a desistência da amamentação. Para amamentar corretamente, o bebê deve pegar a mama com a boca bem aberta, sem deixar espaços para entrada de ar e não deve fazer nenhum barulho a não ser o do seu bebezinho engolindo o leite. Caso o contrário, não conseguirá se alimentar adequadamente trazendo irritação pela fome além de ferir a mama da mamãe.
Existem algumas formas consideradas posições corretas para amamentação que além de confortáveis auxiliam na pega perfeita, deixando o bebê saciado e a mamãe satisfeita por conseguir realizar de forma tranquila. A posição para alimentar mais utilizada e talvez mais confortável é a mamãe sentada e o bebê deitado em seu colo na horizontal (cabeça um pouco mais acima do que o resto do corpo), com os braços segurando o bebê. Uma boa pedida para os quartos de bebê são as cadeiras de amamentação, que são utilizadas nessa posição. Para os bebês maiorzinhos, essa é
uma posição muito confortável. O bebê é colocado com as pernas abertas, sentado de frente ao corpo da mamãe e dessa forma suga tranquilamente.
Também existem posições para a pega e a amamentação tanto inicial como para quem tem um tempo de estrada mas ainda se vê com dificuldades. A melhor e mais usada posição para que o bebê se alimente corretamente é a de frente para o seio com a barriguinha na barriga da mamãe, a famosa posição olho no olho. Quanto mais juntinhos melhor é amamentar e nessa posição em especial o bebê pode sentir e ouvir os batimentos cardíacos da mamãe, o que era o seu som predileto intra útero.
Uma posição inusitada mas muito eficaz para amamentar é a invertida, posição ideal para quem tem seios muito cheios e leite empedrando (mama ingurgitada). Segura-se o bebê como se fosse lavar a cabecinha, uma nova posição ensinada nas maternidades. Nessa hora o braço esquerdo segura o bebê para alimentá-lo com o seio esquerdo e o direito para o seio direito.
A posição elevada, a da cavalinho é ideal para bebês que tem refluxo, pode ser usada com bebês de todas as idades. Coloca-se o bebê sentado na perna da mamãe como se fosse andar a cavalo realmente, assim ele fica elevado espantando o sono e facilitando a descida do leite para o estômago. Escolha a melhor posição para amamentar sempre lembrando que amamentar deitada também é uma opção, o mito em torno da otite foi derrubada comprovadamente então aproveite. Muito cuidado com essa posição para não deixar o seio tapando o nariz do bebê evitando falta de ar.
Outra posição para amamentar muito confortável para ambos é deitada na cama. A mãe fica deitada de lado e o bebê deitado ao lado dela sugando confortavelmente. Mas vale um alerta para as mamães que acabam pegando no sono com seus bebês na cama: quando muito novinhos pode ser uma posição perigosa, e a mamãe se virar e acabar machucando o bebê, portanto, cuidado redobrado. De pé, a mamãe segurando o bebê pelas costas e pernas, pode amamentar de forma segura também.
Uma ótima dica para todas as posições é o suporte aos braços, forçar o braço elevando o bebê pode causar dores as mamães então, quanto mais apoio os braços tiverem e descansados em cima de alguma almofada ou suporte para amamentação adequado melhor. Uma boa dica é a almofada de amamentação e um local em que a mamãe possa encostar com firmeza principalmente nos primeiros dias após o parto. A pega do bico é a mais complexa para quem busca receitas de como amamentar corretamente. O bebê deve pegar o bico certinho para que aproveite mais a mamada com o esforço que fará sugando e também estimule mais a descida do leite.
Para retirar o bico da boca do bebê também existe uma técnica para que a mamãe não se machuque. Basta colocar o dedo mindinho na boca do bebê e puxar delicadamente. Nunca puxe a mama sem essa ajuda, você poderá machucar e até rachar o seio e acredite, doí muito. Para ajudar a adaptação da amamentação, pessoas que buscam lições de como amamentar, devem se preparar mesmo antes do nascimento.
Se você encontrou outra posição para amamentar o seu bebê que está funcionando bem, em que ele está se alimentando corretamente e não te fere, por que não continuar? A amamentação não é só alimentação, é um momento de troca de carinhos, amor e principalmente um momento único de mãe e filho. Portanto deve ser realizado da forma que se sentirem mais à vontade possível.
O que Fazer Quando Não Encontra a Posição Ideal?
Não encontrando as posições corretas para amamentação, além do desgaste emocional da mamãe, ela poderá sofrer com dores nas costas, os seios feridos e muito cheios por não serem esvaziados na amamentação como deveria e o bebê não ganhar peso e chorar querendo o peito o tempo todo, por não estar bem alimentado. Tente colocar suas costas sempre apoiadas e também os braços. Para auxiliar, use travesseiros e almofadas de amamentação. Lembre-se, leve o bebê até a mama e nunca debruce sobre ele.
Se tiver dúvidas e está sofrendo com esse momento, procure ajuda de um especialista em aleitamento materno. Hoje em dia existem esses
profissionais que auxiliam as mamães com dúvidas e que não conseguem realizar a amamentação como deveriam e sonhavam. Os bancos de leite têm este atendimento gratuito até mesmo por telefone.
Fonte: https://www.trocandofraldas.com.br/dicas-de-amamentacao/
Gostaram? Importante, né?
Me chame pra contar sua história! Clique aqui para saber mais sobre nossos pacotes.
Grande beijo e até mais. :)