Gravidez e alimentação. A importância da correta alimentação na gestação.
Estou grávida. E agora, devo mudar a minha alimentação? Hoje vamos falar de alimentação na gestação.
Há sempre muitas dúvidas em relação à alimentação das mamães que acabam de saber que estão grávidas. Isso é normal, afinal a mãe quer gerar um filho lindo, maravilhoso e saudável. Saiba que não há uma formula mágica de “alimentação para gestante”. Existe sim muitas dicas preciosas para uma alimentação saudável durante toda a gravidez.
Lembrando que cada mamãe tem um organismo e só o seu médico ou um nutricionista poderá recomendar uma dieta específica. Portanto, o que vale para a Maria pode não valer para a Fernanda.
Vamos deixar claro que a gravidez não é o momento de comer tudo o que quer e a hora que quiser. A frase “agora tenho que comer por dois porque estou grávida” não é válida. Tá bom, sabemos que a fome aumenta. Se controle, mulher!
Diria que a melhor frase seria “agora tenho que comer pelos dois”, garantindo assim saúde para a mamãe e completo desenvolvimento do bebê. Geralmente, a mulher deve aumentar a ingestão de apenas 200 calorias após o segundo trimestre.
A alimentação na gravidez deve ser rica em ferro para evitar anemia e ácido fólico para garantir uma boa formação do sistema nervoso do bebê, mas acima de tudo deve ser rica em frutas e verduras de origem orgânica de preferência evitando alimentos muito gordurosos como preparações fritas ou alimentos muito doces e industrializados.
Porém se a gestante tem diabetes, sobrepeso, baixo peso, hipertensão ou outro problema de saúde é indispensável o acompanhamento médico e nutricional para adaptar a alimentação na gestação.
O que comer na gravidez
A alimentação na gravidez tem que ser rica em cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados, leguminosas, peixe e carne magra, como peru e frango, dando preferência a preparações culinárias com pouca gordura, como cozidos e grelhados.
A alimentação na gestação deve incluir o consumo de peixe pelo menos duas vezes por semana, mas evitando os peixes que podem ter maior quantidade de mercúrio, como atum, cação e peixe espada, pois o mercúrio passa pela placenta podendo prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebê.
O que evitar comer na gravidez
Alguns alimentos proibidos na gravidez são:
Bebidas alcoólicas - o consumo de bebidas alcoólicas na gravidez está associado ao atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê;
Adoçantes artificiais que se encontram com frequência em produtos diet ou light - alguns adoçantes não são seguros, por isso, o melhor é eliminar os adoçantes da alimentação durante a gravidez.
O café e bebidas estimulantes, como coca-cola, chá preto ou verde, devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de aborto espontâneo, sendo recomendado que não se ultrapasse uma xícara de café por dia com conhecimento médico.
A alimentação da gestante, que não está imune à toxoplasmose, não deve incluir peixe cru e carne mal passada. Sendo importante beber água filtrada ou fervida e lavar muito bem todos os alimentos que se comem crus, como frutas e verduras, e quando é possível remover a casca.
O que comer na gravidez
Cardápio saudável na gravidez
Este cardápio saudável na gravidez é apenas um exemplo genérico de alimentação para a gestante que não apresenta problemas de saúde.
Café da manhã - suco de laranja, mingau de aveia, 1 torrada de cereais integrais, 2 colheres de chá de manteiga de amendoim, um café ou chá
Colação - 1 fruta, cereais integrais, leite desnatado ou semidesnatado
Almoço - uma sande de peru com pão de centeio e legumes a gosto, como alface e tomate, salada verde com 2 colheres de chá de azeite para temperar, 1 fruta.
Lanche - leite desnatado ou semidesnatado, bolachas integrais.
Jantar - peito de galinha com batatas assadas em pouca gordura, meia xícara de cenouras e ervilhas e salada verde com duas colheres de sopa de azeite para temperar, para sobremesa 1 fruta
Lanche da noite - 1 iogurte desnatado e 1 fruta.
A ingestão de água numa gravidez saudável é de cerca de 9 copos de água por dia.
Segundo o Ministério da Saúde a alimentação na gravidez deve ser suficiente para um ganho de peso entre 8 a 11 Kg durante toda a gestação.
Fonte: https://www.tuasaude.com/alimentacao-na-gravidez/
http://guiadobebe.uol.com.br/os-tipos-de-alimentos-que-uma-gestante-deve-consumir
Essas são as minhas dicas de hoje. :)
Espero que possa te ajudar.
:)
Beijos com carinho.